Programação 2007

Coordenador do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP: Luiz.Atílio Vicentini.

Coordenadora da Biblioteca Central: Valéria dos Santos Gouveia Martins.

 

Equipe de Trabalho

 

Coordenação: Maria Solange Pereira Ribeiro – BAE/Desenvolvimento de Coleções

Apoio Estratégico: Célia Aparecida Rodrigues – BC/Planejamento

Sandra Maria Moura – BAE/Direção

Rose Meire da Silva – BAE/Desenvolvimento de Coleções

Marilda Truzzi – BCCL/Planejamento

Albertina Menchini Steiner – BCCL/Referência

 

CHICLETE  (BUBBLE – GUM)

Curta Mexicana

Duração: 10’

DATA: 27/02/2007

Sinopse: É a história de um casal que não se comunica e a relação começa a se complicar pela ausência de verbalização dos sentimentos. Até que um resolve dizer a palavra mágica “eu te amo”.

 

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Vídeo da Library of Congress (Comentário da Célia Maria Ribeiro).

Entrevista com a Bibliotecária Maria Célia Tonon Pàrra – “Programa Provocações” Com Antônio Abujanra.

Data: 12/03/2007

 

Quem Mexeu no Meu Queijo?

Filme: curta, baseado no livro do mesmo nome.

Autor: Spencer Johnson.

Duração: 23’

DATA: 20/04/2007

Sinopse: Parábola simples que revela verdades profundas sobre a mudança. É a história divertida e esclarecedora de dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem num labirinto e procuram “queijo” para se alimentarem e viverem felizes. Esses quatro personagens se comportam como seres humanos normais. “Queijo” é uma metáfora para significar aquilo que desejarmos na vida: um bom emprego, um bom relacionamento amoroso, dinheiro, propriedades, saúde ou paz de espírito. E o “Labirinto” é o local onde fazemos essa busca: a empresa na qual trabalhamos, a nossa família ou nossa comunidade.

 

O RETRATO DE UM SÉCULO

História.

Duração 13’

Produção: Banco Itaú S/A.

DATA: 20/05/2007

Sinopse: O vídeo enfoca o papel da mulher do século XIX, na sociedade rural do sudeste do país. Mostra sua participação na sociedade patriarcal da época e as transformações ocorridas na primeira metade do século XX, em decorrência da industrialização e da urbanização crescentes. O tema é desenvolvido com base na analise estética e sociológica dos retratos femininos e do levantamento de fotografias e textos literários da época.

 

ACORDA, RAIMUNDO, ACORDA!!!

Duração 15’

Produção: IBASE/SERVÍDEO.

Eliane Giardine, Paulo Betti, Zezé Mota e José Mayer.

Data: 22/06/2007

Sinopse: E se as mulheres saíssem para o trabalho enquanto os homens cuidassem dos afazeres domésticos? Essa é a história de Marta e Raimundo, uma família operária, seus conflitos familiares e o machismo, vivido num mundo onde tudo acontece ao contrário.

 

RETRATO DE MULHER

Documentário.

Duração: 15’

Produção: Sem crédito.

DATA: 20/07/2007

Sinopse: Audiovisual sobre a trajetória da mulher no Brasil desde a época do descobrimento até a atualidade.

 

OS VIZINHOS

20/08/2007

Tema: Vida partilhada: a diversidade na unidade.

Vídeo: Os vizinhos (15min)

Comentário: Curta-metragem mexicano que retrata o cotidiano num condomínio onde cada um só pensa em si mesmo e o caos se estabelece necessitando de uma reavaliação de postura coletiva.

Texto: “É preciso aprender a viver em grupo” (Rosely Sayão).

 

VACINAÇÃO CONTRA A VARÍOLA, OBRIGATÓRIA

Documentário.

Duração: 30’

Produção: Fundação  Fiocruz.

DATA: 20/09/2007

Em 1804, a vacina contra a varíola chegou ao Brasil por iniciativa do Barão de Barbacena, que enviou escravos a Lisboa para serem imunizados à maneira jenneriana – os escravos retornaram e a vacinação continuou de braço em braço. Somente em 1887, e graças a Pedro Afonso Franco, na época diretor da Santa Casa de Misericórdia, é que o Brasil começou a produzir definitivamente a vacina em vitelos dentro de laboratórios próprios. Em 1922, o Instituto Vacinológico fundado pelo próprio Barão Pedro Afonso foi transferido para o Instituto Oswaldo Cruz. Porém, o episódio histórico mais marcante ocorrido no Brasil envolvendo varíola, se deu no ano de 1904, a Revolta da vacina. Indignada com a lei proposta por Oswaldo Cruz que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola e estimulada pela imprensa, a população promoveu cenas de vandalismo pela cidade que provocaram estado de sítio e uma insurreição militar que quase derrubou o então presidente Rodrigues Alves.

 

Outubro “III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca”

Filmes: Fahrenheit 451.

Data: 23 a 29 de Outubro.

Direção: François Truffaut.

Num futuro próximo, os bombeiros locais têm por função queimar todo tipo de material impresso, que é considerado como propagador da infelicidade. Até que um dos bombeiros começa a questionar os motivos que fazem com que ele e seus colegas queimem livros e revistas.

 

PASSANTE

Documentário.

Duração: 27’

Produção: Alexandra Lima / Secretaria de Cultura.

DATA: 20/10/2007

Sinopse: Passante é um vídeo sobre personagens das estradas brasileiras; andarilhos, caminhoneiros, prostitutas, moradores de beira de estrada, etc.